Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PLANO DE PORMENOR DAS SETE FONTES - rede viária sobre a cabeceira do sistema hidráulico!

Qual é o objectivo do Plano de Pormenor? Garantir a salvaguarda do Complexo das Sete Fontes (MN) não é com certeza. 

As imagens simulam o traçado da rede viária prevista pela Câmara Municipal de Braga para a área da ZEP... nos termos de referência do Plano de Pormenor das Sete Fontes!


A Mina do Dr Amorim, situada a montante do Sistema, está representada por um "botão" vermelho na união dos "braços" dos aquedutos subterrâneos (azuis).
Os mapas anexos aos termos de referência do Plano de Pormenor...  denunciam um total desrespeito pelo Monumento Nacional, uma vez que:
  • é mantida a intenção de construir a variante à EN 103!
  • não bastando já o impacto desse traçado, incluem ainda uma rotunda com 5 vias (uma delas a variante à EN 103), conjunto situado exactamente na cabeceira do sistema hidráulico... que está devidamente acautelada pela ZEP;
  •  a execução da rotunda e das 5 vias implicaria profundas alterações na morfologia do terreno e grandes movimentos de terra na cabeceira do sistemao que colocaria em causa a principal fonte de adução de água ao Sistema Hidráulico! É daí que parte a água para a Mina do Dr Amorim e liga às restantes minas a jusante do Sistema, conforme se observa nas imagens!De modo a permitir a melhor compreensão do impacto da obra projectada pela CMB para a área do MN, convém perceber a localização da Mina do Dr Amorim, e comprovar a sua grandiosidade e importância no Sistema Hidráulico.




A Mina do Dr Amorim, na sua componente exterior, está hoje em dia separada das restantes estruturas hidráulicas do Sistema, pelo facto de ter sido integrada na área do complexo hospitalar!
É das cabeceiras do Sistema que a água potável segue, através de galerias subterrâneas, para  as Minas do Sistema Hidráulico; se a mais importante cabeceira do sistema for cortada... Braga irá perder não só um Monumento Nacional, mas também um recurso - a água - e que tem a obrigação de legar às gerações vindouras.
Será que o objectivo é mesmo  estancar um bem essencial... a ÁGUA? Ou a perda desse bem é justificada pelo fim a que a CMB parece destinar esta obra?!
Impõe-se a participação activa dos portugueses neste plano de pormenor, pois afinal é a defesa de um Monumento Nacional, e da água potável que ele suporta, que está em causa.



Sem comentários:

Enviar um comentário