Peticionários "Pela Salvaguarda das SETE FONTES"

Este blogue foi criado após o debate "E Depois da Petição?", realizado a 4 de Dezembro de 2010, no Instituto da Juventude, em Braga.
O Movimento de Cidadãos que promoveu a Petição apresentada na Assembleia da República em Maio de 2010, de que resultou uma Recomendação ao Governo tendo em vista a classificação das Sete Fontes bem como a definição da respectiva ZEP em Diário da República, organizou este espaço de divulgação tendo como meta a Salvaguarda do Complexo das SETE FONTES.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA

Dado o carácter universal e transversal da água, que interliga aspetos naturais, ambientais, ciêntificos, educacionais e culturais, as Nações Unidas delegaram na UNESCO a organização do Ano Internacional da Cooperação pela Água.
Durante os próximos 12 meses a UNESCO irá promover eventos e debates que ajudem a procurar soluções para combater alguns dos mais graves problemas da Humanidade, nomeadamente a ausência de água potável para cerca de 11% da população mundial.

O envolvimento ativo de todos os agentes da sociedade civil é essencial, uma vez que está em causa não só a proteção da água que temos em terrenos privados, mas também a definição de uma política da água que se pretende coerente e articulada de modo a promover a utilização racional deste recurso, não apenas para o presente, mas principalmente, para as gerações vindouras.

Assumir os recursos hídricos concelhios e nacionais como essenciais ao desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, também como parte da União Europeia, e definir formas de conservação e valorização da água nos documentos estratégicos para os concelhos (PDM), são exemplos de opções importantes  que não deverão ser esquecidas no Ano Internacional de Cooperação pela Água.

O futuro dependerá muito da forma como aprendermos a valorizar e a proteger este bem precioso indispensável à vida no Planeta Terra.

Água é Vida.
A Água é indispensável a um futuro sustentável.
As decisões tomadas a nível local têm impacto a nível global.

Em Braga temos o Complexo das Sete Fontes, o Sistema Hidráulico Setecentista onde corre  grande manancial de água potável... que, lamentavelmente, não foi ainda assumido como importante!!!

Há duras realidades que ignoramos e que convém relembrar ... GreenSavers.

Sem comentários:

Enviar um comentário